Dysvagando



segunda-feira, dezembro 02, 2002


Uma cidade a serviço da publicidade....

Devido a uma suposta "tradição do natal carioca", no fim do ano toda a cidade do Rio de Janeiro sofre. Uma árvore de proporções gigantescas flutua no espelho d'água sujo mas ainda assim tombado da Lagoa Rodrigo de Freitas. Além disso, shows no fim de semana. Louvável iniciativa de uma companhia de seguros. Mas definitivamente não é possível que se estabeleça o caos no trânsito de Ipanema à Linha Vermelha.

Detestável viver numa cidade tão bonita, mas que por falta completa de organização e de um poder público eficiente está sujeita a ficar parada por causa de eventos, quaisquer que sejam eles. Desde shows do U2 na Zona Oeste, bandas pop e balés no Aterro do Flamengo, fogos de artifício no Ano-Novo em Copacabana (o único que traz benefícios, atraindo turistas e efetivamente "paralisando a cidade"), até a propaganda gigante da companhia de seguros que é a inadequada árvore de natal da Lagoa.

Árvore que tal como o papai Noel da Coca-Cola, serve muito mais para cultivar a marca de uma empresa do que efetivamente trazer o espírito natalino para as pessoas. Até porque um pinheiro não deveria nunca ser o símbolo de um Natal com temperaturas acima dos 30 °C depois do anoitecer.